Seguidores

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amesterdão - Holanda




O nome do país em holandês é Nederlanden, que significa exactamente "terras baixas". De facto, parte da Holanda fica abaixo do nível do mar. Os holandeses ampliaram o país "roubando" terras do mar pouco profundo do litoral, com a construção de diques.

E até hoje continuam a fazê-lo, sendo talvez o único país do mundo capaz de aumentar seu território sem avançar no do vizinho... 
 







A cidade mais interessante do país é Amesterdão, sua capital, toda cortada por canais, destino obrigatório de todos que visitam a Holanda.





A Holanda, ao contrário da maior parte da Europa, nunca teve uma estrutura feudal forte e floresceu com o comércio marítimo, criando, em 1602, a primeira “multinacional” de que se tem notícia na história: a Companhia Holandesa das Índias Orientais. A partir daí, o intenso intercâmbio comercial e cultural da Holanda com povos de todos os continentes favoreceu influências recíprocas.



Talvez por causa disso, os holandeses são hoje considerados os mais ecléticos, inovadores, liberais e tolerantes de entre os povos europeus: na Holanda, cada um pode fazer o que quiser, desde que respeite os limites de convivência social.

Red Light District














Sem comentários:

Enviar um comentário