Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2011

Festa dos Tabuleiros - Tomar (I)

A Festa dos Tabuleiros é, essencialmente, uma festa de cor e movimento.

Uma das formas mais características da população mostrar a alegria pela realização da Festa é a ornamentação das suas ruas, chamadas de populares porque a maioria se encontra no chamado centro histórico da cidade onde o bairrismo ainda vive.



  

Assim, centenas de pessoas despendem milhares de horas de trabalho durante mais de seis meses, a confeccionar milhares de flores de papel com que vão ornamentar as suas ruas. A ornamentação é da sua autoria e responsabilidade e o segredo é sempre mantido até à sexta-feira à noite em que se dá a abertura oficial das ruas populares. O talento e o trabalho dos «decoradores» é premiado e avaliado pela Comissão que oferece placas que premeiam por exemplo a Cor, a Harmonia, a Tradição sendo contempladas todas as ruas concorrentes.






















6 comentários:

  1. Que colorido tan espectacular!!!, me encanta, tiene que ser una fiesta preciosa como tu bien indicas. Un enorme saludo.

    ResponderEliminar
  2. Hermosas fotos y un colorido fantástico!
    No quiero imaginar la fiesta...
    Seguro la pasan mucho más que bien.
    Besossssssssss

    ResponderEliminar
  3. É realmente lindo, um dia tenho de lá ir. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A vontade de ir ver a Festa dos Tabuleiros já é muita... mas, depois destas fotos, só espero mesmo que daqui a 4 anos possa estar lá... Essas ruas ficaram lindíssimas, assim tão coloridas e tão bem enfeitadas!!!
    Muito obrigada pela partilha destas fantásticas fotos, das ruas prontinhas e sem gente...:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Bela reportagem fotográfica. Nunca lá fui nestas festas, mas fiquei bastante curioso.

    ResponderEliminar