Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Galerias Romanas - Lisboa

As galerias romanas da  Rua da Prata, é uma estrutura arquitectónica que se encontra no subsolo da Rua da Prata (antiga Rua Bela da Rainha), Rua da Conceição e estende-se até à Rua do Comércio, na baixa de Lisboa.

Só estão abertas 3 dias por ano - durante o mês de Setembro - visto ser obrigatório o encerramento da via para abrir o alçapão localizado no centro da rua.






Esta estrutura é considerada um criptopórtico - construções abobadadas empregues com alguma frequência pelos romanos em terrenos instáveis ou de topografia irregular para criar uma plataforma de suporte a outras edificações, normalmente públicas. Actualmente a estrutura que hoje resta teria sido primitivamente um vasto complexo de galerias do qual não se conhece a dimensão total. A construção é datada da época da ocupação romana, durante o governo do imperador Augusto, entre os séculos I a.C. e I d.C.
As galerias compõem-se de corredores abobadados, paralelos uns aos outros, com cerca de 3 metros de altura e por 2 a 3 metros de largura, as paredes são planas e verticais, com abóbadas em arcos de volta circular.

Devido a uma fractura no tecto e solo de uma parte das galerias, água salobra brota de um lençol freático, e assim permanecem inundadas durante todo o ano para evitar o colapso do edifício. Uma vez por ano, a água que inunda as galerias é retirada pelos bombeiros municipais de forma a permitir a visita em grupo, gratuita, durante três dias sob orientação de técnicos do Museu da Cidade.


A entrada da galeria localiza-se na Rua da Conceição, junto ao número de polícia 77 e a visita de cada grupo dura cerca de 20 minutos. A abertura das galerias ao público realiza-se pelo menos desde 1986. Desde 1906 eram permitidas visitas apenas a jornalistas e investigadores.
.




Actualmente, a parte visitável é constituída por uma rede de galerias perpendiculares, de diferentes alturas, onde se destacam pequenos compartimentos (celas) dispostos lateralmente a algumas das galerias, que podem ter sido utilizadas na época romana como áreas de armazenamento, bem como arcos em cuidada cantaria de pedra almofadada, técnica típica dos inícios da época imperial romana.




Os visitantes podem ainda ver “Galerias das Nascentes”, também chamada “Olhos de Água”, que ostenta a fractura, a partir da qual brota a água que invade todo o recinto.

6 comentários:

  1. Muito interessante este lugar, eu tb já lá fui e aconselho vivamente. Mais um pouco de história muito bem ilustrada. Bj

    ResponderEliminar
  2. Estamos sempre a aprender... não fazia ideia que isso existisse.
    Tenho de ver se me lembro no próximo ano :)

    ResponderEliminar
  3. The work that was done by the Romans, exquisite.

    ResponderEliminar
  4. Tenho de lá ir, para o ano a ver se estou com atenção as datas de abertura

    ResponderEliminar
  5. Al ver esa foto con la entrada en la carretera pensé que formaba parte de una obra, pero ahí está la entrada, que buena pinta tiene. Son preciosas y todo un tesoro escondido bajo la tierra, bueno sobre el asfalto de la ciudad. Increíble. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  6. Já há 2 anos que quero ir e ainda não calhou. A ver se é para o ano.
    A curiosidade era muita mas ainda bem que já vi estas fotos.
    bjos

    ResponderEliminar